Avaliação Clínica

É a avaliação que verifica a condição atual do funcionamento fisiológico do seu corpo e determina o ponto de partida do treinamento. Composta de Anamnese, Quantificação de risco metabólico, Avaliação de risco arterial Coronáriano, PAR-Q e Avaliação do Estresse.

Anamnese

Do Latim Ana= Trazer de volta e Mnesis= Mente, é uma entrevista sem pressa e com muita atenção onde se extrai o máximo de informação do avaliado. Objetivos com a prática de atividades física, Histórico da atividade física, Hábitos alimentares , História da Doença Atual, História Patológica Pregressa e Histórico Familiar, são alguns dos muitos dados coletados nessa entrevista.

Avaliação de Risco Coronariano

Questionário Através desta "ferramenta de trabalho" o avaliador pode quantificar o risco e a suscetibilidade de um indivíduo estar desenvolvendo ou favorecendo o aparecimento de alguma doença arterial coronariana (Doença do Coração).

Fatores que desencadeiam a doença Arterial Coronariana:

Histórico Familiar Se na famífia houve casos de Infarto agúdo do miocárdio, revascularização cardíaca ou morte súbita antes dos 55 anos de idade em pai ou outro parente masculino de primeiro grau, ou antes de 65 anos em mãe ou outro parente feminino de primeiro grau.

Tabagismo Fumar cigarro ou que tenha abandonado nos últimos 6 meses

Hipertensão Pressão Arterial 140/90 mmHg confirmado em pelo menos duas medidas em diferentes ocasiões

Hipercolesterolemia Colesterol total sérico > 200 mg/dL (ou LDL > 130 mg/dL HDL < 35 mg/dL)

Glicemia de jejum alterada Glicemia sanguínea de jejum 110 mg/dL confirmado por pelo menos 2 medidas em difererentes e separadas ocasiões

Obesidade IMC = ou < 30 e Medida de circunferência cintura > 100 cm

Sedentarismo Pessoas que não estão participando em um programa de exercício regular ou de acordo com as recomendaçòes mínimas de atividade física segundo o U. S. Surgeon General’s Report